menu.gif
Voz
Motricidade Oral
Linguagem e Aprendizagem
Câncer de Cabeça e Pescoço
Alterações Neurológicas
Cursos
Desenvolvimento Infantil
Audiçaõ
Comunicação
Estética
Idoso
Fonoaudiologia Escolar
Fonoaudiologia Empresarial
Fonoaudilogia
Links
Conselhos
Localização
Direitos Autorais
Cursos
Supervisão

 



 


AFASIA

 

Após um aneurisma, um AVC – acidente vascular cerebral (conhecido como derrame cerebal), um trauma crânio encefálico – TCE (que poderá ser com ou sem perfuração da calota craniana), tumores degenerativos e outras doenças metabólicas, tóxicas ou infecciosas, pode ocorrer a perda total ou parcial da comunicação oral, fala e linguagem, denominada Afasia.

A Afasia é uma alteração no conteúdo, na forma, na percepção e expressão da linguagem e processos cognitivos. O indivíduo apresenta dificuldades na compreensão e na emissão da fala e da linguagem, adquirida em conseqüência de uma lesão nas áreas cerebrais responsáveis pela fala ou pela compreensão das palavras faladas. Pode ou não estar associada a outras alterações, como Disfagia (dificuldade de deglutir), dificuldade de movimentos de partes do corpo, etc.

Independente do grau ou tipo de afasia existente o tratamento e a reeducação das funções da fala e da linguagem são sempre válidos e devem ser iniciados o mais rápido possível, melhorando assim o prognóstico.

A família tem papel fundamental na estimulação e recuperação da comunicação do afásico.

Portanto quando existir o diagnóstico de afasia procure um fonoaudiólogo que poderá auxiliá-lo neste período de recuperação. 

Para falar e ouvir procure um Fonoaudiólogo.

LEIA MAIS:

Afasia

Afasia Total

Afasia de Wernicke

Afasia de Broca

Afasia – Tratamento Fonoaudiológico

Disfagia

 

 

Fga. Regina Nicolósi  

Copyright ©2003 Regina Nicolosi

Avenida Jandira, 295 Conjunto 503 – Moema – São Paulo – SP Telefone: (11) 5056-0870