menu.gif
Voz
Motricidade Oral
Linguagem e Aprendizagem
Câncer de Cabeça e Pescoço
Alterações Neurológicas
Cursos
Desenvolvimento Infantil
Audiçaõ
Comunicação
Estética
Idoso
Fonoaudiologia Escolar
Fonoaudiologia Empresarial
Fonoaudilogia
Links
Conselhos
Localização
Direitos Autorais
Cursos
Supervisão

 



 

3ª . Idade – A Fonoaudiologia e o Idoso

 

A velhice não é doença, é um processo biológico universal e progressivo.

A qualidade de vida do idoso depende muito de sua interação com a família e com a sociedade. Dentre os principais fatores de socialização, um dos mais importantes é a comunicação.

O processo de envelhecimento leva a modificações que afetam desde voz, (dificuldade de modulação por atrofias da musculatura e por fixação das cartilagens, queda na qualidade vocal), até alterações importantes como problemas para engolir, falhas de memória, entre outros.

Muitas vezes o idoso começa a apresentar dificuldades para se comunicar e com o tempo vai sendo deixado de lado tanto pela família como pela comunidade em que vive. Alguns que não falam e que às vezes são tratados como não lúcidos podem na verdade estar com alguma alteração tratável.

Aos primeiros sinais de dificuldade ou impossibilidade de comunicação e/ou alteração nas funções respiração, mastigação e deglutição, é fundamental o encaminhamento para um Fonoaudiólogo. Após uma avaliação fonoaudiológica, este profissional pode desde orientar a família no aprimoramento da comunicação, até detectar se o idoso não apresenta uma patologia que necessite de tratamento específico, como Afasia, Doença de Parkinson, Disfagia, etc.

O Fonoaudiólogo pode melhorar e aperfeiçoar a comunicação do idoso, tratando e prevenindo eventuais alterações de fala e linguagem, inserindo-o novamente na sociedade como um indivíduo ativo e participativo.

A sociedade precisa começar a encarar os idosos sem preconceitos e sem estereótipos, deixando de pensar neles como pessoas inúteis, não produtivas, doentes, gagás, etc. Devemos lembrar que a velhice é uma fase natural da vida e chega de forma inexorável para todos.

O idoso pode apresentar algumas dificuldades, mas com a atenção e cuidados específicos, a velhice pode ser encarada tanto pelo o indivíduo como pela família como uma fase bastante positiva e proveitosa.

 

Para falar e ouvir melhor procure sempre um Fonoaudiólogo .

 

LEIA MAIS:

Afasia

Disfagia

Parkinson

 

 

Fga. Regina Nicolósi  

Copyright ©2003 Regina Nicolosi

Avenida Jandira, 295 Conjunto 503 – Moema – São Paulo – SP Telefone: (11) 5056-0870