Após um aneurisma, um AVC – acidente vascular cerebral (conhecido como derrame cerebal), um trauma crânio encefálico – TCE (que poderá ser com ou sem perfuração da calota craniana), tumores degenerativos e outras doenças metabólicas, tóxicas ou infecciosas, pode ocorrer a perda total ou parcial da comunicação oral, fala e linguagem, denominada Afasia.
A Afasia é uma alteração no conteúdo, na forma, na percepção e expressão da linguagem e processos cognitivos. O indivíduo apresenta dificuldades na compreensão e na emissão da fala e da linguagem, adquirida em consequência de uma lesão nas áreas cerebrais responsáveis pela fala ou pela compreensão das palavras faladas. Pode ou não estar associada a outras alterações, como Disfagia (dificuldade de deglutir), dificuldade de movimentos de partes do corpo, etc.
Independente do grau ou tipo de afasia existente o tratamento e a reeducação das funções da fala e da linguagem são sempre válidos e devem ser iniciados o mais rápido possível, melhorando assim o prognóstico.
A família tem papel fundamental na estimulação e recuperação da comunicação do afásico.
Portanto quando existir o diagnóstico de afasia procure um fonoaudiólogo que poderá auxiliá-lo neste período de recuperação.
Afasia
- Inicio/
- FONOAUDIOLOGIA/
- AFASIA