Os cânceres malignos (carcinomas) têm uma histologia diferente, pois suas células são escamosas. São causados por agentes irritantes como tabaco, álcool, radiações ou por problemas como refluxo gastroesofágico (RGE), fatores genéticos e familiares.
Lembramos que o tabagismo é a principal causa do câncer de cabeça e pescoço e laringe. O problema é de saúde pública, tanto que o Ministério da Saúde tornou obrigatório a uso de imagens impactantes nas embalagens de cigarro com objetivo de conscientizar o fumante a deixar o hábito. Uma das mais impressionantes é a de um paciente com câncer de laringe que permitiu a veiculação de sua imagem. Ele morreu logo em seguida.
Sinais e sintomas do câncer de laringe: rouquidão persistente e sem causa aparente, dificuldade para engolir ou dores durante a deglutição (odinofagia), tosse excessiva, mau hálito (halitose), dificuldade para respirar, dor e sensação de corpo estranho na região do pescoço, inchaço e inflamação dos nódulos linfáticos do pescoço.
Na área médica, o tratamento do câncer pode envolver quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Na fonoaudiológica, habilitação e reabilitação das funções orais deglutição, mastigação, respiração e fala. A psicoterapia auxilia na diminuição dos sintomas adversos associados ao câncer e aos seus tratamentos. Com o tratamento psicológico, o paciente e sua família podem apresentar melhor ajustamento frente à doença, com redução dos distúrbios emocionais que podem ocorrer, como ansiedade e depressão.
Câncer de Laringe
- Inicio/
- FONOAUDIOLOGIA/
- PATOLOGIAS DA LARINGE/
- CÂNCER DE LARINGE