“I don’t sing because I’m happy; I’m happy because I sing.” William James
A voz não serve apenas para falar, com ela também podemos cantar e encantar. Desde o grito primal e logo após, quando a humanidade falou suas primeiras palavras, o Homem cantou. Não importa se foram os cantos de alegria ou rituais, as baladas de amor da Idade Média, do canto gregoriano, ópera, passando pelo sertanejo, canto coral, gospel, funk até punk rock, a humanidade transmite suas mensagens por meio do ritmo e da voz.
Como cuidar da voz do cantor? Para quem nunca cantou e pretende começar agora, para os cantores de “banheiros” e os profissionais da voz, o importante é, além do talento, uma boa técnica e seguir uma série de cuidados com o aparelho vocal. Além das dicas básicas que estão em CUIDE DE SUA VOZ – SAÚDE VOCAL, o cantor também deve:
• Cuidar de sua audição – é ela quem monitora nossa voz.
• Fazer o aquecimento e o desaquecimento vocal antes e depois de usar a voz profissionalmente. São eles que vão prevenir lesões nas pregas vocais depois do uso intensivo da voz.
• Alimentos como maçã são excelentes para cuidar da voz. Há uma máxima que diz: “An apple a day keeps the doctor away” ou “Uma maçã por dia mantém o médico longe”.
Seu professor de canto ou o fonoaudiólogo podem esclarecer qual é o seu tipo de voz. No Brasil há uma grande quantidade de vozes agudas, na mulher conhecida como Soprano e a masculina é o Tenor. Em menos quantidade também encontramos o Meio-soprano (ou Mezzo-soprano), as vozes de frequência média feminina e a masculina equivalente é o Barítono. Já as vozes graves como o Contralto (feminina) e o Baixo (masculina) são vozes mais difíceis de encontrar por aqui. Informe-se sobre seu tipo de voz e evite cantar fora de sua tessitura para não prejudicar suas pregas vocais.
Lembre-se: não importa qual o tipo de estilo que cantar. Quem canta com a técnica certa mantém a juventude da voz e a qualidade vocal melhor do que quem não canta. Mudanças hormonais que ocorrem no decorrer da vida modificam a voz. Exemplo: a adolescência, os períodos menstruais, a menopausa e a andropausa. Os exercícios de canto previnem a presbifonia ou envelhecimento da voz.
Sentindo que está colocando muito esforço em sua voz? Lembramos que toda e qualquer alteração da voz que persistir por mais de 15 dias deve ser investigada. Procure sempre um fonoaudiólogo