Nos tempos atuais, onde tudo é rápido, visível e tem prazo de validade – incluindo as relações humanas – estamos cada vez mais sujeitos ao estresse. O termo estresse é relativamente recente e surgiu nas primeiras décadas do século XX e é definido como a resposta do homem ao excesso de obstáculos que ele enfrenta em sua vida em geral e sua dificuldade de se adaptar ao meio social.
Entre as adversidades mais frequentes estão as angústias, expectativas, e situações complexas às quais a pessoa se submete para viver em sociedade. Fatores agravantes e eventos estressantes como situação financeira, término de relacionamento, relações complicadas, casamentos, doença, morte, ou mesmo viagens, mudança de trabalho, cidade ou país, ou a simples dificuldade de encarar o dia a dia também podem levar ao estresse.
Tal carga causa desequilíbrio, liberação de substâncias e hormônios como adrenalina, levando a distúrbios fisiológicos e psicológicos. Pode ou não estar ligado a outros transtornos, como a ANSIEDADE e a DEPRESSÃO. Pode piorar quadros de doenças como diabetes, hipertensão, transtornos de memória, entre outros. Acidentes domésticos, de trânsito, violência, suicídio, dificuldades escolares e transtornos emocionais também aparecem tanto como fator desencadeador como agravante dos quadros de estresse.
Procure sempre um PSICÓLOGO.
ESTRESSADO, EU?
- Inicio/
- PSICOLOGIA/
- ESTRESSADO, EU?