menu.gif
Voz
Motricidade Oral
Linguagem e Aprendizagem
Câncer de Cabeça e Pescoço
Alterações Neurológicas
Cursos
Desenvolvimento Infantil
Audiçaõ
Comunicação
Estética
Idoso
Fonoaudiologia Escolar
Fonoaudiologia Empresarial
Fonoaudilogia
Links
Conselhos
Localização
Direitos Autorais
Cursos
Supervisão

 



 

Doença de Parkinson

 

A doença de Parkinson foi descrita a primeira vez em 1817 por James Parkinson. A doença é neuro-degenerativa progressiva e afeta cerca de 1% das pessoas com mais de 55 anos. É um distúrbio no gânglio da base cerebral (que coordena os movimentos) caracterizado pelo déficit de uma substância neurotransmissora, que permite a condução nervosa, a dopamina.

Os sintomas começam inespecíficos, como grande fadiga muscular, dores musculares, depressão. De forma gradual os sintomas vão se agravando, surgindo a rigidez, a bradicinesia (lentidão e dificuldade de iniciar o movimento), o tremor, perda de reflexos, Disfagia (alteração de deglutição), face inespressiva, sem mímica facial, anormalidades posturais.

 

Tratamento

 

Não existe cura para o Parkinson, mas o tratamento multidisciplinar pode melhorar seu prognóstico, minorando a intensidade dos sintomas e diminuindo a velocidade da progressão da doença.

O tratamento fonoaudiológico na doença de Parkinson ajuda a melhorar a qualidade, a inteligibilidade de fala e intensidade da voz.

Além do tradicional, existe o tratamento pelo método Lee Silverman (LSVT – Lee Silverman Voice Treatment), que tem como objetivo a utilização pelo paciente de uma voz mais forte, estável e estabilizada em seu dia-a-dia e o re-treinamento de todo o mecanismo da fala. Apenas fonoaudiólogos certificados podem aplicar este método.

 

A participação da família é fundamental no tratamento desta doença. Através da interação, os familiares auxiliam na comunicação do paciente, melhorando a qualidade de vida do paciente.

 

Para melhor falar e ouvir procure um Fonoaudiólogo .

 

Fga. Regina Nicolósi  

Copyright ©2003 Regina Nicolosi

Avenida Jandira, 295 Conjunto 503 – Moema – São Paulo – SP Telefone: (11) 5056-0870